08/10/2021

A Campanha Salve Uma Ave Marinha começa dia 15 de outubro!

No próximo dia 15 de outubro, é celebrado o início da Campanha Salve uma Ave Marinha, que já conta com 12 anos de existência.

Marque na sua agenda as datas mais importantes:

15 OUT - Dia aberto - A Sede da SPEA Madeira estará aberta ao público para dar a conhecer a campanha e facultar um Kit para salvar aves marinhas. Visite-nos na Rua da Mouraria, nº9, 4ºB, Funchal, entre as 16h e as 18h.


23 OUT - Peddy Paper - Decorrerá um Peddy Paper no Jardim de Santa Catarina, entre as 10h e as 13h, destinado a crianças, com atividades e jogos ao ar livre no âmbito da Campanha Salve Uma Ave Marinha. Passe pelo parque para aprender mais sobre as aves marinhas e as suas ameaças.


28 OUT a 4 NOV - Brigadas de Patrulhamento - As Brigadas de Patrulhamento farão rondas noturnas em busca de aves encandeadas. Quer juntar-se a nós? Qualquer pessoa pode ajudar! Contacte-nos com a sua disponibilidade para madeira@spea.pt.


Todos os anos, são salvas cerca de 200 aves marinhas, maioritariamente juvenis, vítimas da poluição luminosa.

A data escolhida para o decorrer da campanha coincide com a saída do ninho dos juvenis de cagarra (Calonectris borealis). Esta é a maior e mais abundante ave marinha na região, sendo que é também a que é mais afetada pela luz noturna artificial. Ou seja, é a cagarra a ave mais recolhida durante a nossa campanha! As cagarras juvenis, que saem dos seus ninhos entre outubro e novembro e, atraídas pela iluminação pública, colidem com edifícios, linhas elétricas e veículos. A situação piora ainda mais em noites de lua nova. 😥

Esteja atento aos próximos dias pois a probabilidade de encontrar uma ave que precise da sua ajuda é elevada!

As ameaças atuais a esta espécie resultam principalmente da introdução de predadores nas áreas de reprodução, da perda de habitat derivada da expansão urbana, da poluição luminosa que leva à desorientação de juvenis e da captura acidental em artes de pesca. Apesar da proteção legal e da redução significativa na captura ilegal de crias nos últimos anos, poderão ainda ocorrer alguns eventos pontuais de captura ilegal. A erradicação de predadores introduzidos é uma medida importante para a conservação da cagarra, sendo necessário ponderar as relações tróficas existentes entre as várias espécies de mamíferos antes de qualquer intervenção.

Seja voluntário e contribua para o resgate dos juvenis que estão a sair dos ninhos e sofrem com encandeamento pela luz. Faça parte da nossa brigada de patrulhamento e contacte-nos com a sua disponibilidade para fazer rondas noturnas em busca de aves encandeadas através do e-mail madeira@spea.pt.

Se encontrar uma ave marinha encandeada deve aproximar-se lentamente e pôr a ave numa caixa de cartão, para posteriormente soltá-la à noite, à beira-mar, num sítio calmo e escuro.

Contacte-nos com o seu registo através do telefone 967232195 ou preencha o formulário em 
https://bit.ly/2x1AWSP. Caso a ave esteja ferida, contacte o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM através do 961957545 (09:00-17:30) ou a GNR - Comando Territorial da Madeira (disponível 24 horas).

Salvar a vida de uma ave marinha não é uma tarefa tão difícil. Por isso é tão importante a colaboração da população para a recolha e identificação de aves marinhas encandeadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário