08/10/2021

Salve uma Ave Marinha. Podemos contar consigo?

 No Arquipélago da Madeira e Selvagens, nidificam 8 espécies de aves marinhas da ordem Procellariiformes. Já as conhece todas?

Esteja atento ao calendário: este mês de setembro abrange a saída dos ninhos dos juvenis de alma-negra, roque-de-castro e freira-da-madeira.

Salvar uma ave marinha não é difícil. Recolha a ave desorientada e deixe-a junto ao mar, à noite, num local escuro e seguro. Nestas alturas críticas, as aves podem vir a necessitar da sua ajuda para regressar ao mar.Contacte-nos com o seu registo através do telefone 967232195 ou preencha o formulário em https://bit.ly/2x1AWSP.

️ Caso a ave esteja ferida, contacte o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM através do 961957545 (09:00-17:30) ou a GNR - Comando Territorial da Madeira (disponível 24 horas).

🔍 Saiba mais em http://salvar-avemarinha.blogspot.com/.

#salveumaavemarinha

ALMA-NEGRA

Sabia que a alma-negra com mais idade, de que se tenha conhecimento, foi registada entre 1992 e 1993, com 24 anos de idade? E que esta é uma espécie com distribuição pantropical ocorrendo nos três principais oceanos?

AMEAÇAS

Atualmente as colónias de almas-negras estão restritas a ilhas e pequenos ilhéus livres de predadores exóticos, tais como ratazanas, gatos e mustelídeos, constituindo estes predadores a sua principal ameaça em Portugal, tendo exterminado as populações nas ilhas onde foram introduzidos. Na ilha da Selvagem Grande é conhecida a predação de adultos e de crias por gaivotas, no entanto o impacto desta ameaça na população é ainda mal conhecido. Outros fatores de mortalidade podem estar relacionados com a ingestão de detritos marinhos sintéticos e a poluição luminosa.



ROQUE-DE-CASTRO

Sabia que existem duas populações de roque-de-castro bem distintas? Estas populações apresentam caraterísticas morfológicas, períodos reprodutivos e vocalizações diferentes. A população de inverno é mais abundante e nidifica entre setembro e fevereiro, enquanto a população de verão nidifica de março a outubro.

AMEAÇAS

A nível global, apesar do grande tamanho da população e da extensa área de distribuição, a espécie parece estar em declínio. As principais ameaças identificadas em Portugal são a presença/introdução de predadores, o aumento da pressão por parte de predadores naturais e a perturbação humana.

FREIRA-DA-MADEIRA

Sabia que a freira-da-madeira é considerada uma das aves marinhas mais raras do Mundo? Esteve declarada extinta até o fim dos anos 60, altura em que foi redescoberta. A partir daí várias medidas de conservação começaram a ser aplicadas até aos dias de hoje.

AMEAÇAS

No passado, a captura de adultos, de juvenis e de ovos poderá ter representado uma ameaça importante para esta espécie. A predação direta por ratazanas e por gatos assilvestrados deverá ter sido a causa da extinção desta freira em outros locais da ilha da Madeira. A presença continuada de herbívoros introduzidos (cabras, ovelhas e coelhos) terá potenciado a destruição das suas principais áreas de nidificação. As diversas campanhas de controlo destas ameaças, realizadas desde 1987, terão permitido a recuperação do habitat de nidificação e da população desta espécie. Devido à sua restrita área de nidificação, fenómenos ocasionais (como é exemplo o incêndio de 2010) representam também uma ameaça direta para a freira-da-madeira.




Sem comentários:

Enviar um comentário